/ Institucional / História
Imprimir Notícia

Tamanho da letra

História

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Maricá - Ministério de Madureira, iniciou os seus trabalhos evangelísticos em 1946, como um Ponto de pregação da Igreja Assembleia de Deus de Cabo Frio - Ministério de Madureira, pastoreada pelo saudoso Pr. Sebastião Silva, no lugarejo chamado Pedregulho, na zona rural do município. Com o desejo de ver o trabalho se expandir, a Igreja de Cabo Frio enviou o irmão Francisco Sebastião da Silva, também conhecido como Evangelista Elói, para levar a Palavra de Deus e discipular os novos convertidos.Deus havia dado ao irmão Francisco uma grande estratégia de evangelismo e discipulado. Através de literaturas (livretos evangelísticos) que eram deixadas nas casas daqueles que recebiam a Cristo, o irmão Francisco deixava tarefas para serem entregues na próxima visitação, marcando assim o próximo encontro. Isto servia de estímulo, firmava um compromisso entre o discipulador e o discipulado e funcionava muito bem na edificação dos neo-conversos. Nesse primeiro momento, as casas do Presb. Gabriel Moreira Serra, da irmã Euredice e do irmão Martinho, serviam de templos onde se cultuava ao Senhor e muitas almas se convertiam pela ação do Espírito Santo. As famílias citadas acima, foram as primeiras a serem batizadas pela Igreja Assembleia de Deus em Rio Mole, e são considerados os fundadores do trabalho na cidade de Maricá. O irmão Francisco (Evangelista Elói) foi o responsável pela abertura de vários trabalhos, deixando saudades no coração do povo de Saquarema e Maricá.

      Com o crescimento do trabalho, na década de 60 a igreja inaugurou um trabalho no bairro de Itapeba, próximo ao centro histórico da cidade, num imóvel doado pelo saudoso irmão Porcino. Na década de 70 o Pr. Benedito Pereira dos Santos, então Vice-Presidente da Assembleia de Deus de Cabo Frio, designou que a Igreja de Maricá, passaria a ser considerada Sede Regional, ligada a Igreja Assembleia de Deus em Rio do Ouro - Ministério de Madureira, também Filial de Cabo Frio, e permitiu que a Igreja de Maricá se tornasse personalidade jurídica. Em 25 de Outubro de 1974, os pastores Enoch Alberto Silva e João Pires, o Presbítero Ataydes Furtado de Oliveira e os irmãos Elma Correia Rui, Abner Firmino de Souza, Edésio Ferreira de Matos, Ana Lúcia Sá Rego, João dos Santos Campos Rui e Antonio Luiz de Andrade entre outros, davam início aos trabalhos na Rua Roberto da Silveira, nº 20, no centro da cidade, assumindo o Presb. Ataydes a direção do trabalho. Neste período, o Pr. Benedito Pereira dos Santos, transferiu a Sede do Campo de Maricá para o bairro chamado Parque Eldorado, próximo ao Rio Mumbuca (onde está localizado o templo atual da igreja). Somos também conhecidos pela população da cidade como a Igreja Assembleia de Deus da Mumbuca.

 

       A igreja tem atendido ao seu chamado missionário e hoje, junto com a SEMADEM - Secretaria de Missões de Madureira tem enviado o casal de missionários Pr. Francisco Felix e Rita de Araújo, membros de Maricá, para trabalharem com os indígenas. Além de manter parcerias com vários outros missionários no interior do país e no exterior, através de agências missionárias como JOCUM, MISSÃO ANTIOQUIA, SEMIPA e instituições religiosas que trabalham na recuperação de viciados e moradores de rua.

 

       Hoje, contamos com centenas de Obreiros e Obreiras que trabalham na Sede e nas outras onze Congregações, que estão localizadas nos bairros de Itaipuaçu, Itaocaia, Inoã, São José, Itapeba, Retiro, Caju, Marquês, Vale da Figueira, Espraiado e Bairro da Amizade.

 

       Tendo a alegria e a responsabilidade de sermos a maior igreja Assembleia de Deus da cidade, vivemos esperando a volta do Senhor e louvamos ao Todo-Poderoso pela vida daqueles que contribuíram durante todos esses anos para o crescimento do reino e para glória do Nome Santo do Senhor Jesus. 

      




Espalhe por aí


Faça uma doação!

Doe uma oferta voluntária para Assembleia de Deus de Maricá.